definicao de lead - O que é Lead e porque devo investir nisso?

O que é Lead e porque devo investir nisso?

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“Ter o e-mail de alguém não faz dele um lead para seus negócios."

O que é um Lead?

Um Lead é um potencial cliente que tem interesse nos produtos da sua companhia ou serviço.  Na internet, ou seja, online, um lead é tradicionalmente definido como uma pessoa que preenche um formulário, chamado de “landing page”. Uma “landing page” é um website com um formulário através do qual  uma pessoa coloca seu contato e algumas informações em troca da informação dada pela companhia, como por exemplo, um e-book, webinar, consulta de produtos ou demostração de produtos.

Ter somente um e-mail de uma pessoa não faz dela um lead para seus negócios.  Ao contrário, veja essa pessoa como um contato. Porque eles deram o e-mail deles, possivelmente como inscrição para seu blog ou newsletter, você agora tem a oportunidade de usar como alvo, um relevante alvo para e-mail de marketing no esforço de fazer essa pessoa como um lead.

Quanta informação é necessária?

Uma vez que as operações através de landing pages geram leads, uma das primeiras questões do marketing é: Quanto de informação eu devo perguntar a uma pessoa que está visitando minha landing page? Esta é uma questão desafiadora para responder. Mais informação que você pergunta, especialmente informações privadas como idade e número de telefone, mais baixa é a chance dela completar e finalizar seu formulário.

A consequência imediata é pensar que você deve optar por fazer poucas perguntas, como nome, endereço e telefone. O problema é,  menos informação pode derrubar seu processo de vendas e fazer isso mais difícil para vendedores e membros de grupos de marketing priorizarem leads. Então a solução para o problema é envolver compromisso.

Quando você está planejando ou atualizando sua estratégia de geração de lead, converse com seu time de vendas. Pergunte a eles que informação eles PRECISAM sobre leads  para ter um suave e produtivo processo de vendas. Se certas informações não estão sendo usadas produtivamente nem por vendendores nem pelo marketing, então não faça essas perguntas que produzem informações não utilizadas.

Este simples compromisso pode garantir que você consiga a taxa de conversação da landing page que você quer ,e a informação que seu time de vendas precisa para fechar contratos.

O mecanismo de entrada de geração de lead

Ao invés de frios e automáticos telefonemas ou outras formas de tentativa de vendas, gerar leads através de “inbound marketing” faz o caminho do trabalho do time de vendas mais fácil. Pense a respeito. Se uma pessoa é um inbound lead, isso significa que eles visitaram seu website porque é lá que eles submetem seus contatos e informações.

Isso significa que eles devem ter alguma ideia sobre seus negócios, sobre seu produto ou serviço. Isso economiza um pouco de tempo do time de vendas e permite eles estabelecerem credibilidade e fidelidade desde o início do processo de comunicação. Não só fazer melhores clientes  faz a vida de um vendedor mais fácil, mas eles podem ser clientes felizes ao longo de processo porque expectativas foram propriamente definidas antes da compra.

Quando você direciona o lead online, um negócio precisa de  alguns elementos chaves no lugar certo. De uma perspectiva tática, o marketing precisa dessas três coisas cruciais para fazer a geração de inbound lead acontecer.

E porque eu devo investir em leads?

Depois de saber um pouco mais sobre o que é leads, já deve ter se atentado para a importância desta nova forma de retenção de clientes para a sua empresa. Depois de conseguir o lead você passa a dialogar com pessoas que já têm interesse no que você tem para oferecer. Basta alimentar uma relação honesta e de confiança com essas pessoas atraídas pelo seu conteúdo. Enxergue isso como uma oportunidade única de relacionamento e de fechar novos negócios, mesmo que a princípio não pareça desta forma. Nutrindo um bom relacionamento com possíveis novos clientes, você os deixará mais confortáveis para que eles escolham você como parceiro de negócios no futuro.

Quanto mais clientes em potenciais você tiver à sua disposição, maiores serão as chances de aumentar os resultados da sua empresa no médio e longo prazo. Para isso, você precisar estar afiado nas técnicas de atração e captação de leads e aprender a converter seus visitantes com as melhores estratégias para o seu negócio.

 

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